
91 e 92 - Exercícios


81 - 3º trimestre 8º ano
(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando
sua adequação ao contexto produção e circulação – os
enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a
circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em
movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada
a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às
propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de
planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e
avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a
colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções
realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções
de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando
imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes,
acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
“Crianças que têm ou mantém uma coleção como passatempo, são mais organizadas, disciplinadas, responsáveis, menos estressadas, mais curiosas, dotadas de maior autoestima. Valorizam mais as coisas que possuem, aceitam mais desafios.
O hábito de colecionar alguma coisa dá a oportunidade de criar algo totalmente alinhado ao seu perfil e preferências, que ainda poderá ser compartilhado com os outros. Também facilita o convívio social com as outras crianças que tenham as mesmas afinidades. Desperta nelas um grande interesse por aprender sobre os objetos da sua Coleção, abrindo assim sua mente para outras experiências e descobertas.
É uma opção para preencher aqueles períodos de ociosidade com alguma coisa capaz de potencializar sua cognição. Nasce assim uma criança que tem objetivos simples, mas bem definidos. Essa prática de definir objetivos, acredite, vai significar muito no seu futuro.
Como não dá para colecionar nada sozinho, o hábito incentiva o contato e convívio com outras pessoas, e a criança vai fazer amizades, ampliar seu círculo relacionamentos para troca de objetos.” (Fonte: http://www.escoladaturma.com.br) Coleções comuns: medalhas (Numismática), dinheiro antigo e de outros países, latas de bebidas, figurinhas (álbuns), papel de carta, gibis, videogames, discos, cds, chaveiros, tampinhas de garrafa, selos (Filatelia) maço de cigarro, brinquedos antigos, bonecos articulados, bolinhas de gude, miniaturas de animais, canecas, relógios, etc.
FOI ATRAVÉS DO ATO DE COLECIONAR QUE SE FORMARAM OS PRIMEIROS MUSEUS, OS ESTUDOS DE PLANTAS (BOTÂNICA) E DE INSETOS (ENTOMOLOGIA).
DICA:
O MAIS IMPORTANTE EM UMA COLEÇÃO NÃO É A QUANTIDADE, MAS O CUIDADO E A ORGANIZAÇÃO, ALÉM DO CONHECIMENTO SOBRE OS ITENS COLECIONADOS!
Benefícios:
Melhora da capacidade de interação e socialização
senso de responsabilidade e cuidado
memória melhor
Maior conhecimento cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário